Jovem mãe recupera mão através de transplante 22/4/2011

27-04-2011 13:21

Uma jovem mãe norte-americana, de 26 anos, que perdeu a mão direita num acidente de viação, exibiu esta quinta-feira, em conferência de imprensa, a sua nova mão transplantada cirurgicamente por uma equipa de médicos de Los Angeles.

Exibindo a nova mão, Emily Fennell disse aos jornalistas que ainda se está a habituar ao novo membro mas sente que "é a sua mão". "Lentamente, aos poucos, dia a dia vai-se tornando cada vez mais minha", explicou.

A mão da dadora foi transplantada para o braço de Fennel durante uma longa operação que decorreu o mês passado no Centro Medico Ronald Reagan, em Los Angeles.

Até agora, a jovem mãe tem vivido com uma prótese mas desejava um transplante, sobretudo para poder melhorar o contato com a sua filha.
Image and video hosting by TinyPic
Durante mais de 14 horas, no dia 05 de março, uma equipa de cerca de 20 cirurgiões, enfermeiras e pessoal assistente, transplantou a mão da dadora ligando cuidadosamente ossos, veias, nervos e tendões A nova mão é praticamente idêntica à de Fennel em termos de forma e tamanho.

Devido à complexidade da operação, os transplantes de mão são ainda raros. Este e o 13º transplante de mão bem sucedido dos EUA. Em todo o mundo foram realizados apenas cerca de 40 transplantes deste género.

Embora ainda não tenha total sensibilidade e movimentos no membro, Emily Fennell já consegue mexer ligeiramente os dedos e aos poucos deverá recuperar a sensibilidade, graças também à intensa fisioterapia que está a praticar.

A paciente deverá regressar para junto da sua família, e da sua filha de seis anos, no próximo mês, continuando o plano de reabilitação na sua própria casa.

 
 
Fonte:https://www.boasnoticias.pt/index.aspx?p=MenuDetail&MenuId=6318&ParentId=23