Número de dadores de medula tem vindo a aumentar 18/4/2011

27-04-2011 13:24

 

O Centro de Histocompatibilidade do Sul, que funciona no Hospital Pulido Valente, em Lisboa abriu as portas aos dadores este sábado, e permitiu a inscrição de mais de 70 pessoas no Registo Nacional de Dadores da Medula Óssea (CEDACE), e que conta com 252 105 pessoas inscritas.

Ao Correio da Manhã, o diretor do CEDACE, Hélder Trindade, garantiu que o número de dadores tem vindo a aumentar, mas ainda é insuficiente. De acordo com o responsável, as hipóteses de ser encontrado um dador compatível com um doente que sofra de leucemia são sempre reduzidas.

"Quanto mais pessoas estiverem inscritas no registo, maior a probabilidade de se encontrar um dador compatível para o transplante de medula, quer seja para um paciente português quer seja para um estrangeiro", explicou Hélder Trindade.

O responsável sublinhou que as pessoas que escolheram dirigir-se naquele dia ao CEDACE estão motivadas para serem dadoras. "Até podiam ir para a praia, mas preferiram vir ajudar os outros. Já preencheram o formulário, com os dados pessoais, que retiraram do nosso site da internet, e agora basta tirar uma amostra de sangue", disse.

Em 2010, o CEDACE registou 58 colheitas, das quais 44 foram para doentes estrangeiros e 14 para doentes portugueses. Em 2009, foram realizadas 55 colheitas de medula: 37 salvaram a vida de doentes estrangeiros e 18 de doentes portugueses.

José Alfaiate, professor de Geografia, de 34 anos, foi um dos voluntários para dador de medula óssea. "Não há razão para não sermos todos dadores de medula, é um dever cívico", considerou.

 

Fonte:https://www.boasnoticias.pt/index.aspx?p=MenuDetail&MenuId=6263&ParentId=23