Porto: Hospital realiza 900º transplante hepático 8/2/2011
Este fim de semana, o Hospital de Santo António, no Porto, realizou o seu 900º transplante hepático, ajudando a salvar a vida de uma paciente com cirrose biliar primária, doença auto-imune que poderia revelar-se fatal se a operação tivesse ocorrido mais tarde.
De acordo com o Jornal de Notícias (JN), um terço dos transplantes de fígado destina-se a doentes com paramiloidose - também conhecida como "doença dos pezinhos". Nestes casos, podem realizar-se duas colheitas e dois transplantes, quase em simultâneo; o órgão retirado do doente é transplantado noutro paciente e, assim, são salvas duas vidas.
Os dados da Organização Portuguesa de Transplantação indicam que, nos últimos dois anos, Portugal tornou-se o país do mundo que mais transplantes hepáticos faz em função do número de habitantes (28,5 por milhão).
Ao JN, Jorge Daniel, coordenador do Programa de Transplantes do Fígado do Hospital de Santo António, refere que estes dados positivos explicam-se pelo elevado número de potenciais dadores - todos os que não estão inscritos no Registo Nacional de Não Dadores - e a eficiência organizativa dos Gabinetes de Coordenação de Colheita de Órgãos e Transplantação.
O Hospital de Santo António quer elevar esses índices através de um programa de transplantes com dadores vivos. Dois cirurgiões estão já em formação para que o projeto pioneiro em Portugal arranque em 2013
Fonte: https://www.boasnoticias.pt/index.aspx?p=MenuDetail&MenuId=5397&ParentId=23